sexta-feira, 30 de outubro de 2009

A Arte de Fotografar


Hoje vamos tratar de fotografias. Antes, devo esclarecer que não sou fotógrafa, mas adoro a arte de fotografar.

Em minha pouca experiência em fotografias, pude observar que não é necessário ser um perito para se obter belas fotos. Basta saber admirar e reconhecer a beleza implícita nas cores e formas dos objetos a serem fotografados, encontrar uma boa posição e clique! Você certamente terá uma ótima foto!
É claro, o ideal é que você conheça a máquina fotográfica e suas funções, pois, quanto mais saber usá-la, melhores serão os resultados de suas fotos.
Uma dica: não precisamos rodar o mundo para encontrarmos lugares, paisagens e animais bonitos para fotografar. É possível registrar belas imagens até mesmo no quintal de nossas casas, nas ruas, no sorriso e na brincadeira de uma criança e até mesmo nos pequenos seres, plantas e insetos.
Vejam, por exemplo, estas fotos de flores, animais, insetos e muitas coisas aparentemente insignificantes, registradas por mim por meu namorado Paulo Antonio dos Santos (http://www.flickr.com/photos/paulchess10/):





sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Minha família me chama de louca!


Minha família me chama de louca! 
Porquanto, tenho gostos muito estranhos –diferentes da maioria das demais pessoas! Mas vejam bem, eu não sou louca, apenas adoro coisas que quase todo mundo despreza.


Esse é o motivo pelo qual as pessoas me acham muito esquisita, afinal, tenho adoração por lagartos, iguanas, cobras, aranhas e muitos animais que as pessoas normalmente chamam de “medonhos.”

Acontece, que procuro ver a beleza em tudo o que existe, prefiro evitar o lado obscuro do mundo.


Vivo questionando: como é que as pessoas não enxergam a beleza estampada nas formas e desenhos de um crocodilo, iguana ou lagarto? Como é que não admiram as cores e estrutura de um camaleão?

Eu realmente não entendo como ninguém enxerga a beleza e grandiosidade de um hipopótamo, rinoceronte ou mesmo de um dragão de comodo. São todos maravilhosos afinal!

Vejam a exuberância e poder da natureza, das tempestades e relâmpagos que riscam e racham o céu ao meio.

E os vulcões? A os vulcões são magníficos!!!

É claro, nunca cheguei a ver um pessoalmente, mas já sonhei diversas vezes que estava presenciando as lavas ardentes eclodirem no espaço e afugentar pessoas e animais desesperados! E acreditem, fiquei louca de vontade de presenciar um vulcão um dia (loucura né? Mas é claro que eu não teria coragem).

Tenho verdadeira paixão pela natureza! Detesto saber que diariamente milhões de animais são sacrificados para satisfazer nossa vontade de se alimentar da carne.

Não me conformo em ver os homens incendiarem florestas, destruírem plantações (a exemplo do caso Sem Terra no município de Borebi/SP) e contaminarem rios e lagos! Não me conformo como pode alguém ser tão covarde a ponto de incentivar briga de galos, cachorros e de qualquer outro animal!

O mundo é lindo! Perfeito! Porém, nós, seres humanos gostamos da destruição! Não nos importamos em ver nossa casa maior destruída!

Gostamos de presenciar touros e cavalos sendo maltratados por um bando de malucos nos rodeios e festas de peões. Não entendo o prazer dessas pessoas ao montar, meter a espora e cair em poucos segundos se arrebentado ao chão, muitas vezes ficando tetraplégicas ou mesmo perdendo a vida. Bem feito? Não sei! Não sei mesmo o que pensar a respeito!

Esse é o mundo em que vivemos!

O homem não tem limites! Não tem escrúpulos! Somos acostumados a ver destruição e não fazemos nada para que algo seja diferente.




►Todas as fotos são de autoria de Elisângela Dionísio e Paulo Antonio dos Santos

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Caprichos da Natureza

Deparamos no dia a dia com situações que nos estressam, revoltam e que nos fazem sentir a pessoa mais desprotegida, pequena e derrotada do mundo. Circunstâncias estas muitas vezes tolas, fáceis e simples de resolver, mas que, por vezes, acabam destruindo a harmonia de toda uma vida.

Vivemos criticando o mundo, o clima e as demais pessoas que nos cercam. Lutamos pela riqueza, pelo poder; queremos o mundo, porém, nos esquecemos de enxergar e reconhecer o aspecto mais belo da vida, a grandiosidade das pequenas coisas que estão a todo o momento ao nosso lado.

Muitas vezes não percebemos a importância do ar que respiramos, não notamos a transparência da água que bebemos, o lindo e sincero sorriso de uma criança, o calor do sol, a beleza das formas e cores de um animal que nos mete medo e nojo.

Pois é, o mundo precisa passar a ser visto de outra forma pela humanidade; precisamos enxergar que existem pessoas com problemas muito maiores  que os nossos e que não se deixam abater pela tristeza de ter perdido a casa, o serviço, a família, amigos, e de não ter um pão para oferecer ao filho que chora e suplica por um alimento.
Precisamos ser mais felizes, menos preocupados, mais amigos e, principalmente, precisamos dar mais atenção as pequenas coisas que nos rodeiam, pois nelas pode estar a maior felicidade, todo o sentido de uma vida.

Por isso, não tenham medo de serem criticados pelo patrão, pela família, pelos amigos e inimigos. Sejam felizes...

Notem a beleza das flores, dos pássaros, do céu azul, das estrelas, do amanhecer...
Notem a beleza dos seres que nos parecem repugnantes, mas que são dotados de rara beleza em suas formas e cores e que desempenham uma função importantíssima ao universo.

Notem então a beleza destas fotos, tiradas num dia comum, num lugar comum e de coisas muito comuns. Portanto, não precisamos sair de casa e rodar o mundo para conhecermos coisas belas, elas estão aqui, bem ao nosso lado.

É só querer enxergar.


►Todas as fotos são de autoria de Elisângela Dionísio e Paulo Antonio dos Santos